Se não bastasse a acne durante a adolescência, muitas mulheres acabam não se livrando deste grande inimigo nem mesmo na vida adulta. É quase como uma puberdade eterna!
Infelizmente eu tenho esse grande problema, e devido a vida agitada, eu estava negligenciando este problema e tentando ignorá-lo, só cobrindo as imperfeições com corretivos e base. Mas decidi mudar e passar a cuidar um pouco mais de mim, e fui então fazer algumas pesquisas, além da consulta com uma boa dermatologista (Dra. Marianna Pires).
Bom, o que descobri e que gostaria de divulgar com vocês é que a acne na vida adulta é mais comum do que imaginamos e muitas sofrem desse grande problema. Muitas são as causas, como alteração hormonal (excesso de testosterona), pele oleosa e mista, o uso de produtos inadequados para o seu tipo de pele e inclusive o estresse. Por isso, comece com uma consulta com uma boa dermatologista para te ajudar nessas questões.
Se o seu problema for o excesso de hormônios androgênicos e utiliza a pílula como anticoncepcional, procure por uma pílula com progesterona anti-androgênica - a sua ginecologista pode lhe ajudar nisso.
Use apenas produtos oil free, e cuidado porque existem muitos produtos que dizem ser oil free, mas que ainda assim acabam provocando acne. Pra saber, só testando mesmo.
Existem vários sabonetes e tônicos para te ajudar a controlar a oleosidade da pele e evitar o aparecimento das espinhas, assim como alguns peelings.
Em alguns casos, o uso de antibióticos e do Roacutan pode estar indicado, mas só a dermatologista que pode prescrevê-los, até porque muitos cuidados devem ser tomados durante o uso dessas medicações, principalmente no caso do Roacutan. Não utilize o produto de uma amiga, pois isso é muito importante, viu? Não é brincadeira mesmo não!
Mas um produto que não é necessário a prescrição médica e que eu estou gostando bastante de usar é o Blemish + Age Defense da Skinceuticals. O legal desse produto é que ele é um sérum de rápida absorção que alia cinco potentes ácidos (LHA, salicílico, cítrico, glicólico e dioico), e juntos eles têm uma ação imediata e a longo prazo - secam espinhas, hidratam, desobstruem poros, inibe a produção do sebo, previnem a hiperpigmentação da pele. Resumindo, ele age na prevenção da acne mas também tem uma ação anti-rugas.
Lembre-se, cada caso é um caso, por isso, a consulta com um dermatologista é essencial!
Se tiverem dicas para compartilhar, escrevam nos comentários!
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário